sexta-feira, 29 de julho de 2011

As eleições em Palavraquistão


O cenário político pega fogo em Palavraquistão. A atual administração parece não estar nem aí para a próxima eleição, enquanto Túlio Vamos, da oposição, vem lotando seus comícios oferecendo cestas básicas e brechós e contando com simpatizantes na mídia local.
A verdade é que, depois de alguns anos de fartura, Palavraquistão terá sua arrecadação reduzida nos próximos anos. Com esse quadro, perder a eleição agora seria uma forma de descanso aos atuais governantes e também uma maneira de jogar o partido opositor contra a população, já que não haverá verba para investimentos. Por conseqüência, o retorno, em nova eleição, de forma plena, embasada na comparação.
Palavraquistão tem uma história política bem costurada entre as famílias que detém o poder. Há um notório “revezamento” no controle do município. Revezamento esse que enriquece sempre as mesmas pessoas, faz crescer seus bens e sua idolatria junto a população.
A bem da verdade é que a população de Palavraquistão nada sabe sobre política, não percebe que têm direito à educação, saúde, transporte e emprego sem necessitar de ajuda de ninguém. É nesse “não saber” que acabam aceitando a ajuda de atravessadores, geralmente membros da Câmara das Leis, uma entidade conservadora cuja preocupação de seus integrantes é apenas ser novamente escolhido pelo povo para receber salários altos e continuar a prestar favores já previstos por lei à comunidade.
Muitos questionam: Mas e o Prefeito Dorildo Shazan, abriria mão da vitória na eleição, deixando centenas de cargos de confiança à ver navios?
Gente, o importante aqui em Palavraquistão é o revezamento de poder. Entre os mesmos.

Marmelo Pateta, correspondente oficial do Palavraquistão.

Um comentário:

Delci Parnoff disse...

Concordo e admiro a construção inteligente e claríssima do texto poético,qualquer semelhança é mera coincidência???É uma vergonha,mas nosso cenário político atual,de modo geral,é politicagem pura!!Parabéns e pena que poucos de nós temos esta coragem que tens,de mostrar a cara e enfrentar...é isso aí.Admiro teus textos.