quarta-feira, 6 de junho de 2012

Os donos da rua



O trânsito em Osório anda caótico. Dizem que em todo lugar está assim porém, ao andarmos por qualquer outra cidade, percebemos que nós, motoristas daqui, somos mal educados e individualistas.
Não damos sinal para dobrar. O motorista que vem atrás, os ciclistas e pedestres e o cara que está logo na frente esperando você passar para seguir que se danem. Saímos do meio fio onde estávamos estacionados a hora que dá na telha. Não interessa se vem ou não carro, bicis ou o que for. Também não sinalizamos essa manobra.
Por falar em bicicleta, é lamentável vermos pais com seus filhos na garupa andando no meio da rua ao invés de se utilizarem da ciclovia construída para dar-lhes segurança.
Fui e serei sempre a favor das sinaleiras que estão sendo providenciadas por aqui. Sinaleira dá uma organizada no transito. Mas é necessário que se aumente o tempo de sinal aberto. Pelo menos até que uns e outros percebam que, em nome da coletividade, o ideal é deixar o carro na 1° marcha e assim que o verde brilhar seguir em frente sem amarração. Precisamos de fluxo.
Carros estacionados em faixa amarela, no meio da via, atrás dos carros que estão no obliquo, “é só por um minuto”, dar balão em plena Costa Gama às 6h da tarde, entrar contra mão por que não vem carro, não parar nas placas de PARE indo em segunda até o meio da pista preferencial, sair da Getúlio Vargas e entrar reto na Evisa, enfim, cada um se permite dar uma erradinha e juntando tudo é uma sucessão de erros a cada esquina.
Claro que as obras em diversas ruas da cidade estão nos deixando sem paciência, sem pneus, sem amortecedores e sem carro limpo. É claro que precisamos desviar de 50 crianças de skate a cada quadra. Mas é claro também que não respeitamos as leis por que o outro também não respeita. É claro que não temos argumentos para sustentar nossos erros. Precisamos mudar.

Nenhum comentário: