quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ponto de exclamação


Tu valorizas a cultura e os artistas do teu Município?

Temos caminhado com o Sarau por diversas cidades do Litoral Norte do RS e o que mais ouço é que “aqui não tem nada nunca”, “aqui tem só o fulano que escreve”, “aqui tem só fulano que toca alguma coisa”... e, quando montamos a estrutura e convocamos a população para o encontro, brotam poetas, artistas plásticos e músicos que se escondiam ou se encolhiam, frente à um sistema de cachês que privilegia o profissionalismo, o ingresso, o perfeccionismo de se fazer arte. E o Sarau de Poesia, música e artes plásticas rompe com esse paradigma.

O Sarau é um movimento organizado onde intercalamos um poema e duas músicas, sendo que, ao mesmo tempo, artistas plásticos trabalham em suas obrar ali, diante e com participação do público. No Sarau, ninguém está interessado se tu vais cantar afinado ou não, se sabes declamar ou apenas ler teu poema, se teu desenho se encaixa em alguma categoria de arte. Queremos vê-lo, ouvi-lo e saber o que pensas a respeito do tudo.

Nós buscamos incentivar a produção cultural de cada município. Nós desejamos que os artistas saiam de casa e mostrem ao mundo o seu trabalho, até então recluso ao seio familiar.

Mas, voltando a questão inicial: Como posso valorizar os artistas da minha cidade?

Comprando seus quadros, livros e CDs, comparecendo aos shows e atos culturais, manifestando tua opinião sobre eles em redes sociais, e freqüentando o Sarau.


Faça a diferença!!


Um abraço, Marcelo Poeta.

Um comentário:

Poetisa Rebeka Alves disse...

Adorei o novo blog, parabéns muito lindo!Beijocas a Trupe