terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Novo Secretário de Cultura RS




Eu relutei em falar até agora, pois tenho grandes críticas à literatura de Assis Brasil.
Eu percebo em sua narrativa apenas a descrição das grandes figuras da história, seus trajes belíssimos e sua sagacidade em comandar as Estãncias e as Charqueadas.
Heróis? Não.
Assis é apenas mais um a exaltar os princípios de brancos latifundiários e Charquadores assassinos tendo como pano de fundo um amor proibido. Sonega a luta dos negros, retirantes e dos mambembes que outrora ergueram esse país.
Se eu acho que o escritor deva escrever apenas sobre aquilo que ele vivencia? Não.
Mas, no campo das idéias, para ser a favor de alguma coisa é preciso ser contra outra.
E Assis Brasil sempre me pareceu do lado de lá.
Espero que ele implante a cultura nas escolas através de oficinas. Espero que ele dê incentivo e equipamento às oficinas de cinema. Espero que ele proponha para a população que esta realize a arte e que link a cultura com a educação.
Estamos cansados de aplaudir. Queremos o palco.

Marcelo Poeta

Nenhum comentário: