sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O tempo e seu preço

Dizem que tudo tem seu tempo.
Dizem também que tudo tem seu preço.
Então, se tudo tem seu tempo e também tem seu preço, quanto mais esperarmos pelo tempo, maior será o valor pago pelo tudo.
O tudo a que me refiro é tudo mesmo...
Uma candidatura a algum cargo, por exemplo. Tu te candidatas para representar um grupo de pessoas, ou uma categoria. Cede teu tempo á campanhas e debates. E se elege ou não. Era a hora certa de te eleger? Tudo tem seu tempo mesmo? Mas e tuas idéias para o agora, servirão para quando chegar teu tempo?
Não. Certamente te precipitastes ao tempo.
Mas também creio, que pensar a longo prazo seja a mais cretina bobagem. Talvez o segredo do tempo esteja em aceitar o que ele te propõe. E encarar como uma batalha cada segundo que faz pularem os minutos e por conseqüência as horas. Se não fizeres esta guerra particular, o tempo terá te ajudo em vão.
Então, andando por uma feira de livro, nos postamos a olhar obras e, de repente pensamos:
- Oh!! Que Obra!! Lerei este livro!!
Besteira. Aquele livro veio te fitando de banca em banca. Ele já havia lhe escolhido para lê-lo.
Os Deuses da literatura, por te acharem capazes de compreender tal obra, o puseram frente a frente com aquela criação, com aquelas palavras que lhe trarão maior conhecimento, maior compreensão, maior reflexão.
O livro te escolheu. O tempo decidiu.
Realmente tudo tem seu preço, e a forma de investimento varia conforme a pessoa. Um livro pode valer o equivalente a duas doses de um drink qualquer.
É verdade que tudo tem seu tempo.
E o tempo de ler é agora.
Certamente, andando por belos locais, algum livro irá te escolher e, juntos, vocês viverão angustias, aventuras e romances.
Não perca tempo. O tempo, acima de(o) tudo, não tem preço.


Marcelo Poeta.

Nenhum comentário: